Hackeando seu cérebro com ciclos de sono alternativos – Você realmente precisa de 6-8h?

Desde sempre, somos condicionados a pensar que só existe uma forma de dormir: chega a noite, deitamos e tentamos dormir as 8h recomendadas. Então acordamos e ficamos 16h acordados. Mas será que precisamos?

Essa forma tradicional de sono é chamada de ciclo de sono monofásico. As técnicas que serão ensinadas nesse artigo são os ciclos de sono polifásicos.

O sono em si, é dividido em fases, sendo que a mais importante e fundamental para o organismo é o REM (Rapid Eyes Moviment) – nele acontecem os sonhos mais vívidos, é onde ocorre uma atividade intensa do cérebro e um bloqueio dos neurônios motores, para que seu corpo não interprete as “ordens” que estão sendo dadas pelo sonho, nele também, é onde o seu corpo descansa e repõe as energias.

Precisamos de alguns “REM” para descansar totalmente, o problema é que  nos ciclos monofásicos, os REMs são interpolados por fases NREM (Non-Rapid Eyes Moviment) de sono – as entenda aqui – em inglêsO que é atingimos através dos ciclos de sono polifásicos é entrar direto no REM, sem passar por outros estágios.

Ajustar totalmente um novo ciclo de sono pode levar cerca de 21 dias, então não desista caso você se sinta cansado durante o início da tentativa. O que estamos fazendo basicamente é falar para o cérebro: “Mano, eu vou dormir só isso, se você quiser me manter vivo, me põe direto no REM!”. Funciona! 😀

Vamos a eles então:

Ciclo Uberman
Tire sonecas de 20 a 30 minutos em intervalos de cada quatro horas. Resultando em 6 sonecas por dia.
A vantagem: O ciclo uberman é altamente eficiente, e resulta usualmente em se sentir: saudável, totalmente recuperado e acordado, também perimite a existência de sonhos extremamente lívidos. Muitos daqueles que utilizam-se da técnica uberman, disseram que sua habilidade de atingir sonhos lúcidos aumentou também.
A desvantagem: Tempo. É difícil manter 6 sonecas de meia hora a cada 4 horas. Geralmente temos atribuições no dia que não nos permitem efetuar esses cochilos. Perder qualquer uma dessas sonecas faz com que você se sinta extremamente cansado e indisposto.

Ciclo Everyman
Existe um “sono principal”, suplementado com pequenos cochilos. As variações de mais sucesso constatadas são aquelas com o sono principal de 2-2h30 e três cochilos de 20-30min ou o sono principal de 1h30min-2h com seis cochilos de 20-30min, com intervalos de tempo regulares entre cada cochilo.
A vantagem: Ajustável, você não precisa seguir religiosamente esses horários, desde que crie seu próprio sono principal e cochilos com intervalos regulares entre eles, deve funcionar. Apenas policie-se para não dormir muito nos cochilos ou no sono principal, se não não adianta de nada.
A desvantagem: É o ciclo com mais horas dormidas. Seu ganho de tempo não é tão elevado.

Ciclo Dymaxion
Bucky Fuller (arquiteto, futurista e visionário norte-americano), criou uma técnica de sono polifásico que ele batizou de Dymaxion . Sua técnica são consiste em cochilos de 30 minutos a cada 6 horas. Isso são 2h de sono! Bucky alegava que após a utilização dessa técnica, nunca se sentiu tão vigoroso e alerta. Ele foi examinado por médico durante anos e esses afirmavam que Fuller gozava de saúde plena. É o mais extremo dos ciclos, mas também o mais eficiente. Foi utilizado pelo exército norte-americano na II Guerra Mundial e é atribuido por muitos como a chave do sucesso dos EUA nessa guerra.
A vantagem: Dormir muito pouco, se sentir revigorado e ter muitas horas livres.
A desvantagem: Tempo. Ter, a cada 6h, meia hora disponíveis para dormir.

Sonos bifásicos
A maioria dos estudantes e jovens, utilizam-se uma técnica que não é nem monofásica, nem polifásica, são os sonos bifásicos. Esses consistem em dormir 4-4h30min de noite e tirar um cochilo durante o dia (geralmente depois do almoço ou ao iniciar da noite).
Essa técnica, não é tão mais eficiente que a Monofásica e é menos saudável pois você acaba tendo as fases NREM de sono, dormindo mais horas, porém com menos REM e menos qualidade do que uma técnica polifásica. Ou seja você dorme mais, mas dorme pior.

Ok, até gostei, mas realmente não consigo largar o sono monofásico e preciso de tempo, fodeu?
Não. Ainda existe uma técnica, onde você utiliza o próprio sono monofásico e ganha muitas horas. É a técnica do dia de 48h o nome é auto-explicativo. Com essa técnica, que é a de mais difícil adequação, você treina seu cérebro a “acreditar” que o dia tem 48h. Portanto, você dorme suas 8h normalmente por dia, só que dessa vez, seu dia tem 48h. Ou seja, uma noite em claro e outra bem dormida. Utilizadores da técnica afirmam que você se sente tão descansado quanto dormindo todos os dias.

Mas… funciona mesmo?
A NASA alegadamaente utiliza essas técnicas com seus astronautas, ela fala de forma discreta do uso delas aqui:
http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2005/03jun_naps/

O Exército Americano (e outros exércitos no mundo utilizando-se das mesmas técnicas pesquisadas pelo exército americano), gastam US$100mi / ano em pesquisas sobre o sono. Eles também utilizam técnicas polifásicas:
http://canibuscentral.ihiphop.com/forum/lofiversion/index.php/t7032.html
http://www.stormingmedia.us/82/8213/A821314.html

Além de milhões de referências

Conclusão
Lembrando pessoal, que cada um se responsabiliza por tentar as técnicas daqui. Cada um hackeia seu cérebro à sua maneira 😛

Se for tentar alguma (tente! :D), mensure os pontos negativos e positivos e decida baseado no seu tempo livre e no tanto de horas que você precisa. Atualmente eu estou desenvolvendo o Dymaxion, aguardem por novidades no blog acerca de como meu corpo está lidando com isso! Dica para iniciar: Eu comecei com o Everyman, que é mais fácil adequar e ajustar ao meu corpo e estou migrando para Dymaxion. Para quem quiser começar, acho que começar no Dymaxion direto é complicado, e passando pelo Everyman pode ser que fique mais tranquilo

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19 thoughts on Hackeando seu cérebro com ciclos de sono alternativos – Você realmente precisa de 6-8h?

  1. Lizane disse:

    Muito interessante! Eu já tive problemas de sono, não tava conseguindo atingir o REM, ou seja, dormia e acordava como se não tivesse dormido nada, dá pra sentir que o sono é superficial. Se essas técnicas atingem o REM bem rapidamente, deve ser uma beleza mesmo!

  2. daniel disse:

    Deu até um sono ler uahuehaeha! Vou tentar aplicar. O grande problema é na hora de levantar, é difícil. Já tentei colocar o despertador longe, até que funciona, mas eu sou fdp e depois não coloco o despertador longe, então.

  3. Helio Galvao disse:

    eu durmo 1 dia sim e outro não, realmente é um sono muito bom, o problema é que podem invadir minha casa e levar tudo que eu não acordo! srsr

    e quando eu quebro esse ciclo, eu fico muito quebrado =[

    e como nosso amigo ali falou,
    o mais difícil é conseguir acordar,

    e a técnica de deixar despertador longe, hahaha eu tentei, mas no segundo dia eu arremessei eu chinelo na direção do despertador e ele parou de tocar hahah

  4. Daniel disse:

    Outra questão que percebi também. Para dormir, não é deitar e apagar. Para adormecer leva alguns bons minutos (15 a 20 minutos, dependendo da pessoa claro). Logo, para realizar o Dymaxion é tenso.. Tem Que Ver Isso Ae.

  5. André disse:

    Tem mais referencias sobre o dia de 48h?

  6. RulezMac disse:

    Aí cara, esse negócio da Ténica do Dia de 48h é mentira né? Não achei em mais nenhum lugar, você inventou isso? Por que eu fico normalmente 1x por semana 48h acordado e não me sinto descansado como normalmente, explica aí, por favor.

    1. Z3R0 disse:

      1x por semana teu cérebro não se acostumará com isto, a técnica consistem em justamente q seu cérebro pense q há 48h em um dia, desta forma, 1x por semana, vc não conseguira o resultado.

  7. Livia Holanda disse:

    Eu só sei que eu tenho muito sono sempre. E é muito difícil escolher qualquer esquema desse que se tenha que dormir durante o dia pra quem é trabalhador lerê lerê que nem eu. Por isso, sou a favor da implementação de salas de cochilo em todo ambiente de trabalho. Acredito que a produtividade geral ia crescer… num é?
    Beijo

    1. Ana Carolina disse:

      Com certeza! Isso devia virar lei. Pelo bem da humanidade.

  8. Bruno disse:

    Estou com algumas costelas trincadas devido a um tombo de bike e essa situação faz com que eu só durma quando estou muito cansado. Como trabalho freela posso fazer horários e tenho feito um esquema de 48h / 12h de sono que está funcionando muito bem pra mim… não sei se vou conseguir manter quando estiver recuperado mas vai valer a pena tentar…

  9. Bruno disse:

    Vou tentar me adaptar, até montei um blog pra relatar como vai ser!

  10. Lígia disse:

    Já te disse que gosto muito desse post?! 😀

  11. Felipe Lenz disse:

    Muito bom, Acrácio. Vou tentar isso no verão, quando eu estiver fazendo meus 40 créditos awwwww yeahhhh

    Sucesso

  12. Francinaldo disse:

    Creio que existe uma correção a ser feita:
    No cilo dymaxion, é afirmado que:

    A desvantagem: Tempo. Ter, a cada 4h, meia hora disponíveis para dormir.

    No entanto, se são 30min a cada seis horas, é necessário que os intervalos sejam de 6h, perfazendo 4 intervalos.
    O corretor seria então:

    A desvantagem: Tempo. Ter, a cada 6h, meia hora disponíveis para dormir.

  13. Maximillian S. disse:

    Galera
    Aquela do dia de 48 horas, me desculpe mas é furada total.
    Onde quer que voce tenha lido aquilo, me desculpe, foi trolagem de alguem.
    Nos demais, dentro das 24 horas, voce supre suas necessidades de sono, mas passar mais de 24 horas acordado…. não rola. E não rola por que o corpo segue um ritmo biológico regido pela luz.
    A noite os animais se recolhem, simples assim. Qual o mecanismo para seu cerebro acreditar que o dia tem 48 horas?? Nenhum.
    Os demais são serios e com estudos, mas esse do dia de 48 horas, boa sorte para quem quiser quebrar a cara.

    1. Ademir disse:

      Ficar 48 horas acordado é fácil para mim, mas nunca pensei em seguir isso como regra, além de que depois disso, dormir 8 hrs somente é difícil. Vou tentar os cochilos de 30 minutos 4x ao dia, flexionando-os com minhas obrigações, pois dormir menos, a mim, é mais fácil de acordar. Sei lá, algum desses ai deve me ajudar a conseguir tempo.

  14. luis disse:

    por que que no Ciclo Dymaxion a desvantangem é de a cada 4hrs ter que dormir meia, não deveria se a casa 6 hrs ?

  15. Luís Talora disse:

    E aí, meu caro? O artigo é de 2011 e gostaria de saber se você se adaptou a alguma técnica. Ouvi falar de pessoas que dormem 2h por noite usando técnicas de relaxamento para atingirem o sono REM mais rapidamente. Você sabe de algo a respeito?

    []’s

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